Foto: Henrique Campinha/Divulgação |
Matemática: quais os temas mais abordados no Enem nos últimos cinco anos?
Ao longo da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todo o Brasil contam com a Matriz de Referência, que aponta quais conteúdos podem ser cobrados em cada um dos componentes curriculares da prova. Extensa, a lista engloba temas de todo o Ensino Médio e pode confundir mesmo o mais dedicado dos candidatos. Por isso, o time de formação do Sistema Positivo de Ensino fez um levantamento dos conteúdos que foram mais cobrados no exame ao longo dos últimos cinco anos.
Para o assessor de Matemática do Sistema Positivo de Ensino, Neumar Albertoni, focar as últimas revisões nesses conteúdos é uma forma eficaz de garantir bons resultados no Enem. “O Enem costuma seguir um padrão para as questões a serem respondidas, então é muito importante ficar de olho no que já caiu na prova. Priorizar os conteúdos mais frequentes é uma ótima estratégia para assegurar boa pontuação na maior parte do exame”, ressalta.
Apesar da vasta quantidade de assuntos abordados em Matemática, as provas dos últimos anos se dividiram assim:
Matemática básica – está em quase 33% das perguntas e envolve operações (soma, multiplicação, divisão e subtração), porcentagem, regra de três, escalas e razão.
Estatística e probabilidade – presentes em mais de 22% das perguntas, trabalham com a aleatoriedade de eventos e o estudo de metodologias de coleta, descrição e análise de dados.
Geometria espacial e plana – representam quase 20% das perguntas; estudam o espaço e as formas existentes que o ocupam.
Funções – mais de 6% da prova, é a área que se dedica ao estudo das relações entre conjuntos.
Análise combinatória – mais de 4% das provas, compreende o estudo de técnicas e métodos para solucionar problemas relacionados à contagem.
Albertoni explica que, dentro desses temas, as formas de abordagem das questões são variadas, mas alguns detalhes podem ser antecipados. Por exemplo, em geometria espacial e plana, a prova costuma pedir que o estudante calcule o volume do perímetro e área de figuras planas, além de corpos redondos e prismas.
“Quando se fala em estatística e probabilidade, normalmente esse conteúdo vem com a orientação de interpretar dados que envolvem média, moda e mediana, ou seja, medidas de tendência central. Também costuma aparecer o cálculo da probabilidade condicional, simples e de eventos simultâneos”, detalha. Por sua vez, quando o assunto é funções, os estudantes podem dedicar tempo ao estudo de função afim e quadrática, bem como da relação entre grandezas com uso de representação algébrica e análise do comportamento gráfico cartesiano.
obre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.
Fonte: Bem Paraná
Um jeito diferente de ensinar e aprender.
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Pedagogo e Mestrando em Educação. Editor do blog Valor X Matemática News, e escreve sobre: Educação Matemática, Didática e TICs na Educação. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com 🖼Instagram: @valdivinosousaoficial 🔯Veja Biografia