Equação de primeiro grau como aprender de forma didática, veja exemplo.
Uma equação de primeiro grau é uma equação na qual a incógnita (o valor desconhecido) aparece só uma vez. Geralmente, elas têm a forma: ax + b = 0.
Para resolver esta equação deverá igualar o lado esquerdo com o direito.
O primeiro passo é isolar a incógnita, ou seja, desfazer o que tem à esquerda do igual, para que a incógnita fique só.
Apara fazer isso, deve-se dividir ambos os lados da equação por a. Assim, terá x= -b/a, que é a solução. Por exemplo, se tivermos a equação 5x+3=0, vamos dividir ambos os lados por 5 para isolar a incógnita:
5x + 3 = 0
5x = -3
x = -3/5
Como podemos ver, o valor de x é igual a -3/5.
Certamente, você também pode usar a propriedade distributiva de multiplicação para resolver equações de primeiro grau. Por exemplo, se tivermos a equação 2x+4=6, podemos usar a propriedade distributiva da seguinte forma:
2x+4=6
2x+4-4= 6 - 4
2x = 2
2x/2 = 2/2
x = 1
Assim, o valor de x é igual a 1.
Se quiser, você também pode usar a regra de três para resolver equações de primeiro grau. Por exemplo, se temos a equação 2x+3=7, podemos usar a seguinte regra de três:
2x+3=7
x/2 + (3/2) = 7/2
x/2 = 7/2 - (3/2)
x = 4
Concluímos assim que o valor de x é igual a 4.
Espero que isso ajude você a entender melhor como resolver equações de primeiro grau de forma didática.
Um jeito diferente de ensinar e aprender.
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Pedagogo e Mestrando em Educação. Editor do blog Valor X Matemática News, e escreve sobre: Educação Matemática, Didática e TICs na Educação. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com 🖼Instagram: @valdivinosousaoficial 🔯Veja Biografia