Como a costura revolucionou o ensino de matemática em escola da Zona Leste
Projeto foi criado por uma demanda do grêmio estudantil da escola
Matriz, tabuada, regra de três e fração. Conceitos matemáticos muitas vezes difíceis, que precisa de repetição e exercícios para sua total compreensão. Na Escola Estadual Caramuru, na Zona Leste da Capital, esses exercícios de repetição são feitos de um jeito bem diferente do tradicional. Ao invés do lápis, borracha e do papel, entra em cena uma máquina de costura.
O projeto, chamado de “Matemática na Costura”, foi uma ideia do grêmio estudantil “Ação Jovem e Gestão”, que viu an presença da máquina de costuma no laboratório de inovação da escola uma oportunidade para inovar e elevar o interesse pelo tema.
Secretaria Educação -SP
Matriz, tabuada, regra de três e fração. Conceitos matemáticos muitas vezes difíceis, que precisa de repetição e exercícios para sua total compreensão. Na Escola Estadual Caramuru, na Zona Leste da Capital, esses exercícios de repetição são feitos de um jeito bem diferente do tradicional. Ao invés do lápis, borracha e do papel, entra em cena uma máquina de costura.
O projeto, chamado de “Matemática na Costura”, foi uma ideia do grêmio estudantil “Ação Jovem e Gestão”, que viu an presença da máquina de costuma no laboratório de inovação da escola uma oportunidade para inovar e elevar o interesse pelo tema.
“Essa ação é uma das formas de utilizar o espaço escolar para unir os
conhecimentos teóricos e práticos. O Laboratório de Inovação permite
que os alunos tenham contato com atividades de diversas áreas do
aprendizado”, afirma o professor de matemática Adilson Nascimento
Raimundo.
Durante todo o segundo semestre de 2019, os estudantes participaram
de aulas de geometria, medidas e profundidade, e a partir do
conhecimento adquirido, produziram moldes para a confecção de aventais
de cozinha. O Grêmio Estudantil participava de todas as atividades, além
de contar com a ajuda de uma voluntária, que auxiliou na operação do
equipamento.
“O papel do grêmio estudantil é estimular o protagonismo nos jovens.
Criatividade e atitude são fundamentais, e esse projeto mostrou como
nossos jovens podem se inspirar com coisas do cotidiano”, pontua Sonia
Maria Brancaglion, coordenadora de Grêmios Estudantis da Secretaria da
Educação.
Além de aprender conceitos matemáticos de uma forma diferente e
divertida, o trabalho dos estudantes também teve um cunho social:
diversas pessoas da comunidade escolar foram presenteadas com as peças
elaboradas, que guardam fórmulas e números de um jeito pra lá de
especial.
Secretaria Educação -SP
Um jeito diferente de ensinar e aprender.
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Pedagogo e Mestrando em Educação. Editor do blog Valor X Matemática News, e escreve sobre: Educação Matemática, Didática e TICs na Educação. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com 🖼Instagram: @valdivinosousaoficial 🔯Veja Biografia